MENU

Impressoras 3D são tendências na construção civil mundial

por • 3 de agosto de 2020 • Vida SustentávelComentário (0)317

Você consegue imaginar um imóvel sendo construído, em poucas horas, por uma impressora 3D? Essa já é a realidade de diversos moradores ao redor do mundo e também o setor que muitas empresas da área de construção civil e tecnologia apostam cada vez mais. Em 2018 uma família em Nantes, na França, se tornou a primeira do mundo a se mudar para uma casa construída com a impressão tridimensional.

Embora a impressão 3D já aconteça há algum tempo, a tecnologia utilizada está cada vez melhor e os maquinários têm construído ambientes cada vez maiores, mais sofisticados e de maneira mais eficiente e sustentável. A primeira cidade construída inteiramente pelas impressoras fica nos arredores de Tabasco, México. O projeto feito pela New Story em parceria com arquitetos da Fuseproject, construiu moradias em comunidades agrícolas da América Latina.

Veja o vídeo da construção. 

Utilizando a maior impressora 3D da Europa, a empresa belga de construção sustentável, Kamp C, construiu uma casa de dois andares e 91m² em apenas 48 horas. Com quase 10m² de extensão, a máquina utiliza um concreto especial que é depositado camada por camada de acordo com o desenho da planta. A tecnologia usada pela empresa, no maquinário, possibilitou cerca de 60% de economia em material, tempo e orçamento.

A empresa belga afirma que “imprimir” casas é mais rápido e mais rentável que o modelo tradicional de construção e que o material utilizado tem resistência à compressão três vezes maior que a do tijolo convencional.
Vale lembrar que a impressão 3D tem ganhado destaque além da construção civil. Alimentos, partes do corpo humano e também de animais, e qualquer tipo de objeto também pode ser impresso. Os tipos de impressões evoluem juntamente com a tecnologia criando novas possibilidades e melhorando ainda mais a vida das pessoas.

Quer ler mais sobre o assunto? Acesse o site.

Voltar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *