MENU

Devemos tirar os sapatos antes de entrar em casa?

por • 1 de outubro de 2015 • DiversosComentário (0)3948

Algumas pessoas têm o hábito de tirar os sapatos antes de entrar nas habitações, sejam elas suas, de amigos, ou de outras pessoas. Mas alguma vez você já se perguntou porque fazem isso? Qual o verdadeiro motivo por trás disso?

pes
Esse hábito está ligado a questões culturais, como a crença de que fazendo isso eles deixam as “energias impuras” da rua, na rua. Além disso, tirar os sapatos antes de entrar em casa é um gesto de respeito, pois demonstra que você não quer “sujar” aquele lugar e que você tem a humildade de despir os pés para pisar naquele chão, como se faz num local sagrado.
O costume de tirar os sapatos antes de entrar em casa também é comum em outros lugares do mundo, onde a neve e o barro são motivos para as pessoas quererem tirar o calçado, antes de continuar a andar pelo lar sujando tudo.

Mas é realmente necessário?

Esse é um gesto higiênico acima de tudo. Você já parou para pensar em quantos germes e bactérias você traz diariamente na sola do sapato para dentro de casa? Lixo, dejetos de cão, entre outros.
Um estudo da Agência Nacional de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), alerta para o fato de que 96% dos calçados de quem caminha pela rua têm contato com germes e bactérias, ou seja, praticamente todos chegam com os sapatos sujos em casa.
Por isso, o fato de tirar os sapatos antes de entrar em casa pode ser mesmo uma questão de saúde.

42-22247565
Dicas:
Para reduzir ainda mais os riscos, higienize a sola dos calçados regularmente com água e sabão;
-Para reduzir em até 85% a quantidade de sujeiras no chão de casa, monte um cantinho na entrada da casa, usando caixotes, com mesma função de um genkan (aquele espaço com degrau que serve para dividir a entrada principal da casa do restante do imóvel), assim ele se tornará um lembrete para você e para os visitantes, de que os sapatos devem ser deixados ali, antes de entrar;
-Deixe chinelos à disposição para quem não se sente à vontade em andar descalço.

Inspirado aqui.

Voltar

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *